segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Em modo: ESPERA/ESPERANÇA


Chegamos ao fim de setembro e a espera continua.
Todos os dias me pergunto "Será hoje? Será que hoje vão aparecer novos horários?", varia a forma como me questiono, mas o conteúdo mantêm-se. Infelizmente não sei responder a mim mesma e também não sei se algum dos comuns mortais o sabe. 
Depois ainda existem os nossos antigos alunos, os vizinhos, os amigos, a família, que também nos fazem as mesmas perguntas e outras (neste caso o conteúdo varia um pouco mais), podemos dividi-los em dois grupos: os que acham que já estamos a trabalhar: "Então este ano está em que escola? O horário é bom?" ao que nós respondemos "Ainda estou à espera de colocação" e depois vem "Mas está para breve, não?" e nós "Pois talvez, tenho essa esperança"; ou os que já sabem que estamos desempregados: "Ainda nada filha?" pergunta a minha mãe, "Já saiu alguma coisa amiga?" perguntam os meus amigos, ou então ligam e dizem "Ouvi qualquer coisa hoje na televisão, acho que já saiu alguma coisa, vai lá ver o site!", também temos os que acompanham os nossos casos via facebook "Alguém partilhou uma lista, vê lá se não é para ti." e continuamos sem respostas concretas para dar e lá vamos respondendo "Ainda estou à espera.", "Tenho a esperança que esta semana vão aparecer ofertas".
Em todos estes casos respondemos sempre a mesma coisa (pelo menos eu) em espera ou com esperança. 

Mas existe uma diferença entre ESPERAR e ter ESPERANÇA.

ESPERAR: esperamos alguma coisa que à partida sabemos que vai acontecer, esperamos algo certo. 
                    - Esperamos 9 meses por um filho;
                    - Esperamos na estação pelo comboio, no aeroporto pelo avião;
                    - Esperamos pelo Natal, Carnaval, Férias.

ESPERANÇA: ter a expectativa, ter confiança que algo possa vir a acontecer, confiar num futuro. Não há certeza de que o certo possa vir a acontecer.
                    - Tenho esperança que um dia haja paz no mundo;
                    - Tenho a esperança de que vou morrer velhinha rodeada da minha família;
                    - Tenho esperança que este inverno não fará muito frio.

Deverei eu responder "Ainda não sei de nada, mas estou à espera de ficar colocada." ou "Não, ainda não sei nada, mas tenho a esperança de ficar." ??????  Qual será a resposta mais correta???????

Eu prefiro a segunda, ESPERANÇA

Para nós cristãos esperança é muito mais. Podemos mesmo escrever Esperança com a E (maiúsculo). A nossa espera vai além do saber que vai acontecer, a nossa crença permite-nos sentir que tudo vai acontecer pelo melhor. A nossa confiança em Deus, o exemplo de Job, o exemplo de Jesus, de Maria, de José, dão-nos um alento distinto de todos aqueles que não crêem.
Eu sei que quando ficar colocada, ficarei na melhor escola, no melhor horário, com os melhores colegas e os melhores alunos, se calhar não será ao pé de casa, se calhar não será um horário completo, se calhar não vou ter colegas muito simpáticos e os meus alunos até nem me irão facilitar a vida, mas eu sei que foi ali que Deus me enviou em missão, por isso será o melhor, por isso marcarei a diferença e aceitarei e porque tenho Esperança, sei que tudo vai correr bem. 

Porque a minha Esperança me dá a coragem de suportar todas as adversidades. 
                 "Na posse de uma tal esperança, procedemos com total desassombro.
                                                                                                                      2 Cor 3, 12

Porque a minha Esperança é o meu motor, é aquilo que me move em tempos como estes, mas também em tempos felizes. 
                 "Que o Deus da esperança vos encha de toda a alegria e paz na fé, para que transbordeis de esperança pela força do Espírito Santo."
                                                                                                                      Rom 15, 13

Porque a minha Esperança mostra aos outros o que é ser cristão.
                 "Porque estás triste, minha alma, e te perturbas?
                     Confia em Deus: ainda o hei-de louvar.
                       Ele é o meu Deus e o meu salvador"
                                                                           Sl 42, 12


Sem comentários:

Enviar um comentário