sábado, 20 de setembro de 2014

Quantas horas tem a tua escola????


Esta é a pergunta clássica que todos os professores de EMRC fazem!  


EMRC não é uma disciplina IGUAL às outras!! Os alunos têm o poder de decisão, são eles que escolhem se a querem frequentar ou não. Posto isto, pergunto muitas vezes a mim própria “De quem depende o numero de horas de EMRC numa escola?”


Um ponto é certo, depende sempre do número total de alunos inscritos nessa escola. Numa escola com poucas turmas o professor de EMRC dificilmente poderá ter horário completo. Também não podemos esquecer os colégios católicos, onde os alunos têm a disciplina como curricular e por vezes até a têm duas vezes por semana. 
Mas e o resto? Em determinados assuntos posso dizer que penso de uma forma radical. Os horários da disciplina de EMRC dependem em 80% do trabalho do professor. Somos nós, professores de EMRC, que temos de lutar pelos nossos horários e neste momento pelo futuro da disciplina. Se cada um na sua escola não for o melhor, se não for de encontro aos alunos e às suas necessidades, então. meus amigos, muitos mais horários irão desaparecer no próximo ano letivo. São muitos os que se queixam, por estes dias, que ficou na “sua escola” um professor que tem andado a saltar de escola em escola, a perder horas de ano para ano…. É triste ouvir este desabafo... Não somos todos professores da mesma disciplina? Não estamos todos a lutar pelo mesmo? 
Quantas vezes ouço colegas reclamarem das direções dos seus agrupamentos, porque umas fazem turmas de EMRC de 10 alunos e outras fazem de 30 alunos “empacotando” todos os inscritos na disciplina nesse ano letivo. Não lhes tiro a razão por completo, até porque eu mesma dei aulas a 32 alunos numa sala (todos os alunos do 7º ano juntos). Pensemos: Se nós ou o nosso colega no ano anterior tivéssemos realizado um excelente trabalho, se tivéssemos efetuado uma campanha de matrículas à altura da disciplina, não teríamos as turmas cheias de alunos matriculados? Seria muito difícil juntar as turmas todas numa hora de EMRC. Devem estar a pensar: mas, existem escolas e escolas…. É verdade, não deixam de existir escolas e escolas, mas por isso disse no início, que as horas dependem 80% do trabalho do professor. Quando comecei a dar aulas de EMRC, tinha um pequeno horário de 7 tempos num Agrupamento; no ano seguinte o mesmo horário passou a ter 12 tempos e no terceiro ano passou a horário completo (foi nesta escola que tive 32 alunos dentro de uma sala). Todos os colegas que por lá tinham passado disseram-me que seria muito difícil conseguir mais horas, mas eu tentei, lutei, fiz das aulas de EMRC as melhores dos horários dos alunos, tratei todos os alunos do agrupamento com o mesmo respeito (o que tinham EMRC e os que não tinham), fui professora, fui conselheira, fui amiga de cada criança/adolescente, joguei ping-pong com eles na sala de convívio, almocei nas mesmas mesas da cantina que eles, defendi-os sempre perante todos, fui com eles ao cinema numa sexta-feira à noite… Em cada época de matrículas criei campanhas dignas de umas eleições. Tudo isto num agrupamento difícil, tudo isto sem fazer uma única visita de estudo, tudo isto sem alterar matrículas!
 Os horários dependem de quem dá a disciplina. Cada um de vós que está a ler este texto, se deve recordar do melhor professor/a que teve, da disciplina que ele/a lecionava e ao mesmo tempo deve lembrar-se que sempre odiou a disciplina Y por causa do professor X! Cada turma/aluno tem características diferentes, não podemos aplicar a todos a mesma forma de ensinar e de falar; por vezes, o que funciona com uns não funciona com outros. Exceto ... O AMOR. Educar com amor é o meu lema. A cada aula que preparo, a cada atividade, a cada palavra que dirijo aos meus alunos, aplico este lema. Vale mais a pedagogia do Amor que mil praticas educativas. 


Um dia um colega disse-me: “Por vezes mais vale perdermos quatro aulas para conquistar uma turma do que tentar  cumprir um programa inteiro sem ter alunos interessados!"
 Neste ano que se inicia com tanta tormenta, peço que pensem nisto que escrevo. Zelem pelas horas das escolas onde estão. Sejam os melhores. Sejam criativos. Sejam amigos dos vossos alunos. Sejam Cristo nas vossas escolas e no próximo ano letivo os horários de EMRC serão, certamente, mais e maiores.


Hoje sou eu que vos digo: CORAGEM, AUDÁCIA E DIFERENÇA... 


É tudo o que precisamos, Deus está connosco; agora nós temos de fazer a nossa parte.

1 comentário:

  1. Gosto e concordo inteiramente. Um assunto muito atual. Deixemo-nos de lamúrias. Bom ano letivo!
    «Se Deus está por nós, quem estará contra nós?» Rm 8,31

    ResponderEliminar