quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A verdadeira história de São Martinho

Na minha terra a lenda de São Martinho é um pouco diferente da que conta por todo o país.




REZA A LENDA QUE....

No dia num dia tão feio mas tão feio que nem os animais se atreviam a sair das suas tocas e buraquinhos. Chovia tanto que os caminho pareciam rios e o céu estava tão negro que mal se via um raio de sol.
Nos caminhos que levavam todas as cidades da Europa até Roma não circulava ninguém, excepto num deles. Havia um valente soldado romano, chamado Martinho, que se tinha atrevido a cavalgar até à aldeia mais próximo para visitar alguém. Nesta época, quando um rapaz era ordenado soldado recebia do Imperador o fardamento (uma roupa, uma espada e uma capa) e estando eles ao serviço do Imperador só lhe pertencia metade da capa, a outra metade era pertença do Imperador.
Ora neste dia de chuva e frio, Martinho viajava muito agasalhado com a linda capa vermelha que tinha recebido do Imperador.

Martinho para além de valente era um jovem cheio de princípios e valores cristãos, na sua infância tinha ouvido atentamente todas as histórias de Jesus e dos seus discípulos e tinha ficado fascinado, todos o conheciam como o "bom soldado".

Quando Martinho ia a chegar à aldeia, reparou num vulto à beira do caminho, aproximou-se mais um pouco e reparou que era um pobre homem, muito ensopadinho em si próprio, tinha apenas vestido umas calças rasgadas pelos joelhos, era tão magro que o soldado até franziu o rosto quando o observou bem. Num só salto, Martinho desceu do cavalo e deu ao mendigo toda a comida que tinha e como a chuva ainda caía com muita intensidade tirou das costas a capa e rasgou-a ao meio, é importante lembrar que só lhe pertencia metade da capa, a outra metade era do imperador, e com ela aconchegou o mendigo, protegendo-o do frio e da chuva. 
Martinho ficou sem capa e sem comido, mas com o coração cheio de um enorme calor que se refletiu no céu. As nuvens desapareceram, a chuva parou e um sol intenso e brilhante apareceu no céu.

Para nos recordamos do gesto de bondade que Martinho teve, Deus todos os anos nos brinda com um dia especialmente quente a 11 de Novembro.


Sugiro que façam uma peça de teatro, sem diálogos. 
Um aluno ou o professor narra a história e outros dois alunos fazem de Martinho e de mendigo. Podem comprar um tecido vermelho, cortam o tecido ao meio e colam com fita cola deixando apenas uma pontinha que permita ao aluno puxar, dando a sensação que está a rasgar.


Sem comentários:

Enviar um comentário