segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Mapas de conteúdos


Este ano fui brindada com o 2º e 3º ciclo. No agrupamento onde fiquei colocada não existe ensino secundário e o 1º ciclo não tem EMRC. Já o ano passado eu optei por começar a aplicar as novas metas curriculares, este ano vou seguir o mesmo caminho. Também já devem ter percebido, através do material que vou publicando, que existem unidades que eu não dou aos meus alunos. Eu sou muito prática, existem unidades que os alunos não gostam, não demonstram o mínimo interesse (nem que eu faço o pino enquanto dou a matéria), acabam por aborrecer-se, aborrecer-nos, etc e porque eles não têm exame de EMRC eu quando faço os mapas de conteúdos ou as planificações não incluo essas matérias. Por exemplo no 7º ano não dou as "Religiões abrahamicas", ou se dou é mesmo muito por alto. Para mais este ano só fiquei colocada a semana passada, tenho 6 ou 7 aulas até ao fim do período, tenho de condicionar a matéria que vou dar.
Aqui vos deixo os meus mapas de conteúdos, para consultarem e usarem se quiserem.


1 comentário:

  1. Olá Colega, há já algum tempo que acompanho o seu blog e a colega tem algumas ideias originais. Obrigado pela partilha.
    Mas ao ler este seu post, fiquei algo preocupada. Já sei que está a fazer a sua formação, o que faz muito bem pois também já a fiz, em outros tempos, piores que estes. A devido tempo, na formação, a colega descobrirá nas cadeiras didáticas que, todo o programa é para ser lecionado, e cabe a nós professores, fazer a gestão dos conteúdos e das estratégias a serem utilizadas para transmitir esses conteúdos. Por vezes poderá ser necessário fazer uma planificação para 1 turma só porque a turma tem um ritmo diferente e é ncessário adaptar o programa à turma, mas mais uma vez repito, todo o programa tem de ser lecionado. Fico preocupada quando a colega faz a afirmação em publico que não dá unidades poruqe os alunos se aborecem, eles não se podem aborecer se o professor moldar os conteúdos programáticos a eles; e essa é a nossa obrigação. Cuidado com as afirmações que faz publicamente.... eu não as faria e já cá ando ha muitos anos..... Mas colega, não dá essas unidades porquê? Porque não gosta delas? Porque não está preparada? Porque não tem formação e conhecimentos? Se precisar de ajuda e tentar perceber porque digo isto, é so contactar-me....

    ResponderEliminar