terça-feira, 24 de novembro de 2015

Lápis cor de pele

É frequente os nossos alunos pedirem uns aos outros o lápis cor de pele, tenho a dizer-vos que nas minhas turmas (principalmente no primeiro ciclo que é onde eles mais usam os lápis de cor) é um autentico drama, o suposto cor de pele é uma preciosidade, são poucos os que têm a esse lápis.


Por isso na altura de pintar as caras e mãos dos bonecos lá surge o pedido "Alguém me empresta o cor de pele?" Eu acompanho os pedidos calada mas acompanho a entrega do lápis com a seguinte pergunta: "Qual é a cor de pele que tu queres? a cor de pele da Jeny (menina inglesa muito branquinha)? a do Eric (menino de origem angolana, que é bem castanhinho)? a do Murilo (menino brasileiro que é moreno)?
Tenho a dizer que eles ficam um bocado à rasca com a minha pergunta :)
Objetivo atingido, eles pensam mesmo qual é a cor que devem usar!
O livro do 2º ano já traz uma matéria sobre este tema, mas uma marca brasileira foi mais além... a KORALLE criou uma gama de lápiz cor de pele, não o fez por iniciativa própria, mas fê-lo. Foi em parceria com a UNIAFRO, e são 12 tons de pele diferentes.


Sabem de uma coisa! Acho que vou a uma papelaria (que vende lápis avulso) amanhã e vou comprar estas 12 cores e criar o meu próprio kit cor de pele!

Vamos ensinar estes nossos miúdos o que é a cor de pele, ou melhor o que são as cores de pele, esta altura em que eles começam a pintar os presépios de Natal é ideal...
Qual seria a cor da pele de Jesus?

Sem comentários:

Enviar um comentário